O desafio

As Aldeias do Xisto representam um território único em Portugal e no Mundo. Recheadas de tradições, cultura e gentes de saber tradicional e ancestral, são uma celebração lusitana feita de Xisto mas, acima de tudo, de pessoas e de afetos.

Em 2017, as chamas deixaram um rasto de destruição nesta zona do Centro do país, que sofreu perdas irreparáveis.

Era urgente reerguer esta zona do território repleta de segredos por desvendar. Recheadas de excelentes experiências, boa gastronomia e alojamentos de elevada qualidade, às potencialidades das Aldeias do Xisto faltavam duas questões: reconhecimento e divulgação.

O trabalho desenvolvido pelo E-konomista em parceria com a Caetsu surge precisamente neste âmbito. Reconhecendo que a digitalização é essencial à sobrevivência de qualquer projeto, o case que a seguir apresentamos trata disso mesmo, da digitalização do potencial da rede das Aldeias do Xisto.

Os objetivos

1 – Envolver a comunidade, tornando público e disseminando o potencial das Aldeias do Xisto não só como marca, mas também enquanto locais ideais para férias, escapadinhas gastronómicas e para actividades na natureza. Aproximando estas gentes, muitas delas info excluídas, a sua cultura e tradição do mundo que os rodeia através da digitalização;

2 – Promover a marcação de reservas nos diferentes espaços e atividades com um aumento das receitas (retorno total) para os empreendedores (sem comissões associadas), que conseguem assim minimizar o esforço do investimento até aqui realizado;

3 – Divulgar a gastronomia das Aldeias do Xisto, promovendo a sua autenticidade e a qualidade dos produtos utilizados na sua confeção;

4 – Promover as aldeias do xisto como marca unificadora deste território, até aqui comunicada de forma desarticulada entre os seus agentes turísticos;

Os resultados

Conseguimos gerar na plataforma BookinXisto cerca de 140 mil visitas que se refletiram em 500 mil páginas vistas num espaço de tempo reduzido.

Orgulhosamente podemos afirmar que os quatro objetivos foram cumpridos com o sucesso perspectivado. A efetividade das diferentes estratégias pensadas para o cumprimento do desafio estão refletidas nos números apresentados.

Curiosidades

Para podermos absorver todo o ambiente e tradições do Xisto a equipa da Adclick deslocou-se algumas vezes às aldeias e partilhou vivências com as gentes locais. Experiências únicas e sem igual num espaço idílico repleto de histórias para contar.

Ainda como resultado do nosso esforço recebemos o prémio de marketing para a categoria de cultura e entretenimento atribuído pela Meios e Publicidade. Prémio esse que orgulhosamente partilhamos com a equipa da Caetsu – Advertising Agency.